<< voltar

Caso de Sucesso - ADN Tecnologia e Santo Antônio Energia


A ADN Tecnologia realiza a gestão do projeto de implantação do Sistema Integrado da Gestão de Operação (SIGO) da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
Para entendermos melhor esse projeto, conversamos com Rubens Trevisan, Gerente de Projetos da ADN, que nos concedeu entrevista para falar a respeito do processo de implantação do sistema SIGO, seus impactos e benefícios sobre as operações da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e como a ADN Tecnologia de Sistemas vem contribuindo para o sucesso desse projeto tão importante.
 
O sistema SIGO:
O SIGO é um sistema que integra o gerenciamento das operações da usina. Ele programa e gerencia todas as intervenções que são realizadas nos equipamentos e garante que o departamento de Operações realize as manobras necessárias para disponibilizar os equipamentos  para o departamento de Manutenção e depois as manobras necessárias para normalizar os equipamentos de volta para a operação da usina de forma eficiente e segura.
 
O projeto:
A escolha pela utilização do SIGO surgiu da necessidade da usina em disponibilizar aos seus departamentos e usuários um novo sistema para gerenciamento de suas operações. A ADN Tecnologia é a empresa responsável pela gestão do projeto que tem como principal objetivo migrar o atual sistema de operações para o SIGO.
 
A implantação do SIGO ocorrerá em três etapas. A primeira, concluída em novembro de 2013, foi justamente a de substituição dos sistemas.
 
“Precisávamos de um novo sistema que gerenciasse as operações da usina. Com a saída da antiga operadora, a substituição do sistema em um curto espaço de tempo se tornou nosso principal desafio”, afirma Rubens Trevisan.
 
Rubens explica que atualmente o processo de implantação do sistema se encontra na segunda etapa que iniciou na segunda semana de fevereiro, quando o gerenciamento das operações da usina passou a ser totalmente realizado pelo SIGO e acrescenta;
 
“Agora nós estamos nos preparando para a terceira etapa, prevista para iniciar no dia 10 de março, que é a fase gerencial dos eventos em que relatórios e indicadores nos trarão dados importantes para otimizar  o gerenciamento das atividades necessárias para disponibilizar a energia que é gerada pela usina”.
 
A atuação da ADN Tecnologia de Sistemas:
Segundo Rubens Trevisan, “A ADN atuou na integração desse processo, trabalhando junto ao fornecedor para implantar o software, facilitado o entendimento da SAE em utilizá-lo. Para se ter uma ideia, a palavra chave é dizer que a ADN age como um ‘catalizador de uma reação química’, ou seja, ajuda aquela reação acontecer”.

Clientes e parceiros



São Paulo - SP

Av. Dr Renato Paes de Barros, N° 714 / Conj.143, Itaim-Bibi
Cep: 04530-001
Tel.: 55 11 3525-9850 / 3071-2400 • Fax: 55 11 3078-1044

Salvador - BA

Av. Antônio Carlos Magalhães, N° 2.573 / 16° andar, Brotas
Cep: 40289-900
Tel.: 55 71 2106-2400 • Fax: 55 71 2106-2416